Scroll Top

Coach de Relacionamentos Revela: Como Conquistar o Homem dos seus Sonhos e se Tornar uma Mulher IRRESISTÍVEL.

Coloque o seu e-mail:

Relacionamento

Como identificar se o ciúme está ajudando ou atrapalhando a relação?

O ciúmes é uma reação despertada por uma ameaça percebida  real ou imaginária de perda do parceiro ou perda do seu afeto e/ou atenção. Para algumas pessoas toda relação tem que ter um pouco de ciúme, pois seria um sinal de amor, zelo pelo relacionamento e a sua ausência seria sinal de falta de amor, de falta de interesse.
ciumes do bemDevemos tomar cuidado para distinguir o ciúmes normal do ciúmes patológico.

O que é o ciúme? Basicamente, ciúme é o medo de perder alguém amado para uma terceira pessoa. Segundo Ballone, o ciúme normal é transitório e baseado em fatos. O maior desejo é preservar o relacionamento. Algumas pessoas o encaram como prova de amor, zelo ou valorização do parceiro. Outros o consideram uma prova de insegurança e baixa autoestima.

A maneira errada de lidar com o ciúme: Quem sofre os “ataques” do parceiro alimenta-o sem saber à medida que concorda em submeter-se ao que o outro pede. Por exemplo: se, ao ser questionado sobre quem lhe enviou e-mails, mesmo no trabalho, ele responder, der satisfações, o outro se sentirá no direito de fazê-lo sempre, agindo dessa forma cada vez mais incisivamente.

As brigas tornam-se frequentes e o clima de tensão impera na relação, já que qualquer coisa é motivo para reacender o ciúme. Porém, há momentos de total tranquilidade intercalados a estes geralmente quando estão juntos, fazendo algo que distraia a atenção do ciumento – o que deixa a “vítima” do ciúme confusa, tirando a vontade de abandonar a relação que muitas vezes é tentadora.

Quando o ciúmes faz bem a relação? O ciúmes pode significar necessidade de preservação de algo desejado. O medo de perder pode levar uma pessoa a controlar o outro. Quando o ciumes está levar a atos impulsivos pode prejudicar o relacionamento.
O aspecto do ciume que pode trazer beneficio para o relacionamento seria o zelo, a preocupação e o respeito entre o casal. Conseguir ver que a pessoa que está ao seu lado tem o entendimento de suas necessidades, de sua individualidade e se preocupa com o seu bem estar fazendo sentir-se amado e protegido.
Quais as dicas pra quem tem ciúmes excessivo mudar e tornar a relação mais saudável? Se o ciúmes existe, a questão seria como a pessoa se comporta diante desse sentimento. Observar as reações do seu parceiro, conversar para saber se esse sentimento tem fundamento pode ser uma forma de tentar resolver a situação. Juntos de uma maneira sensata e coerente pode haver diálogo e respeito que fazem com que a situação se esclareça tornando a relação saudável evitando brigas e interrogatórios desnecessários.
mulher ciumentaA maneira certa de lidar com o ciúme: Em sua terapia procure entender porque se deixa dominar por alguém que lhe cerceia por completo, aceitando abrir mão de seu direito e liberdade de relacionar-se com as pessoas e com o mundo. Já o ciumento deve procurar ajuda psicoterapêutica e medicamentosa, pois o tratamento abrange tanto o lado emocional quanto o físico. É uma doença tratável à base de antidepressivos, que aliviarão e muito os sintomas, devolvendo à pessoa a liberdade de viver.

Eu, tu, o Facebook e os ciúmes: Com a crescente adesão às redes sociais, alguns problemas de exposição em excesso podem levar à destruição de relacionamentos amorosos. Isto porque se, por um lado, este facilitismo digital pode aumentar as desconfianças de algumas pessoas, por outro lado, existem muitas outras que não sabem limitar a sua exposição e ultrapassam alguns pontos importantes em qualquer relação.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentários

Recomendados para você:



Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.