Coach de Relacionamentos Revela: Como Conquistar o Homem dos seus Sonhos e se Tornar uma Mulher IRRESISTÍVEL.

Coloque o seu e-mail:

Alimentos

Os 13 Alimentos que Ajudam a Controlar Diabetes

Os Alimentos que Ajudam a Controlar Diabetes são uma forma natural de tratar essa doença. Além disso, diabetes é um grande problema de saúde no mundo, e milhões de pessoas sofrem com ela e com outras doenças consequentes da diabetes. Porém, também é importante dar atenção ao diagnóstico de pré-diabetes.

No entanto, essa doença ainda é cercada de mitos e dúvidas, principalmente sobre o que se pode ou não incluir no cardápio alimentar do portador de diabetes. Confira aqui o que não pode faltar na mesa de um diabético com os principais alimentos estabilizadores da curva glicêmica.

Ao contrário do que se imagina a dieta do portador de diabetes não precisa ser limitadora. Mais do que se privar de alguns alimentos o importante é saber o que adicionar ao cardápio para se alcançar uma alimentação saudável e equilibrada.

controlar diabetes

O que Comer se Você tem Diabetes:

Os que sofrem de diabetes devem consumir alimentos com baixo índice glicêmico (parâmetro útil para classificar os alimentos de acordo com o efeito que eles têm sobre o açúcar no sangue). A dieta para os diabéticos é um instrumento terapêutico fundamental para evitar complicações com essa doença. E dieta quer dizer o que se come, quanto se come e como se come.

A dieta mediterrânea ainda é considerada a mais adequada, em caso de diabetes pois, privilegia alimentos com ação anti-inflamatória que ajudam na capacidade de regeneração das artérias, mantendo-as jovens e saudáveis.

Nesta dieta, recomenda-se o consumo regular de vegetais mas também de tubérculos, algumas frutas e alguns cereais, de preferência, integrais, limitando radicalmente o consumo de pães e massas feitos de farinha branca e, claro, de gorduras de origem animal.

Lugar de honra na dieta mediterrânea tem o azeite de oliva extra virgem, o melhor óleo para todas as refeições. O azeite de oliva, de boa qualidade e pureza comprovada, reduz o açúcar no sangue mantendo o sabor de uma refeição rica e glicêmica porém, saudável.

Os Alimentos que Ajudam a Controlar Diabetes:

 

1. Linhaça:

As sementes de linhaça também possuem inúmeros benefícios, sendo considerado um alimento altamente funcional. Além de proporcionar benefícios ao coração, ela ajuda a combater e a prevenir o diabetes. A linhaça é rica em fibras, proteína e gorduras boas.

2. Cenoura:

Assim como a batata doce, a cenoura possui baixo índice glicêmico, ajudando a controlar os níveis de açúcar no corpo. Além disso, ela é rica em betacaroteno, uma substância diretamente ligada a um menor risco de diabetes.

Veja Também: As 11 Receitas Caseiras Para Eliminar Celulite

3. Abacate:

O abacate é famoso popularmente por ser rico em gordura. Isso é verdade, mas não significa que seja ruim. As gorduras presentes neste fruto são boas ao organismo. Por fazer a digestão ser mais lenta, ele aumenta a saciedade e também evita os picos glicêmicos, principalmente após as grandes refeições.

Veja Também: Os 10 Alimentos que Ajudam a Perder Peso

4. Batata Doce:

Este é um dos alimentos mais consumidos por atletas, principalmente dos que querem ganhar massa muscular sem engordar. Apesar de ter doce no nome, ela é indicada para diabéticos também. Esta batata é uma boa fonte de vitaminas A e B, sais minerais, fósforo, ferro, cálcio e potássio.

5. Canela:

Esta especiaria de origem asiática é uma ferramenta que contribui diretamente para o emagrecimento e controle do colesterol e diabetes. Por possuir o polifenol MHCP, ela melhora a ação da insulina nas células, ajudando a regularizar os níveis de glicose no corpo. A canela também ajuda a evitar os picos de glicemia.

Veja Também: Chá de Canela de Velho Para Tratar Dores nas Articulações

6. Peixes:

Os peixes de águas frias e profundas, como o salmão, a sardinha, o atum, a cavalinha e outros, são benéficos para a saúde por serem ricos em ômega 3. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Valência, na Espanha.

Analisou o consumo de carne e peixe em 945 pessoas entre 55 e 80 anos com alto risco cardiovascular e descobriu que o consumo de peixe, que é rico em ômega 3, está associado a menor incidência de diabetes tipo 2 e a diminuição da concentração de glicose.

7. Iogurte:

Os iogurtes com baixo teor de gorduras são boas alternativas para quem tem diabetes. Isto porque ele terá redução de gorduras saturadas, que em excesso favorecem problemas cardiovasculares, que são especialmente preocupantes para os portadores de diabetes.

Veja Também: Os 8 Alimentos que Ajudam a Tratar Gastrite

8. Aveia:

A aveia é um alimento importante para quem tem diabetes tipo 2, isto porque ela é rica em fibras solúveis. Este nutriente ajuda a diminuir a velocidade da absorção da glicose, o que irá evitar os picos de glicose. Além disso, ele também controla a absorção do colesterol.

9. Leguminosas:

As leguminosas, como o feijão, a lentilha, o grão de bico e a ervilha são boas alternativas porque são ricas em fibras, que irão ajudar a diminuir a velocidade com que a glicose é absorvida. Além de serem fontes de proteínas. Procure ingerir até duas porções de leguminosas por dia.

Veja Também: As 12 Dicas Para Eliminar as Estrias em 5 Dias

alimentos que ajudam a controlar diabetes

10. Farinhas Funcionais:

As farinhas funcionais como a de amora, berinjela, banana verde e coco, são benéficas para os diabéticos e para prevenir esta doença. Isto porque elas são ricas em fibras solúveis, que irão evitar os picos glicêmicos e consequentemente da produção de insulina.

11. Amêndoas:

A amêndoa é uma ótima opção para a saúde de quem tem diabetes. Isto porque ela é rica em gorduras boas, monoinsaturadas e poli-insaturadas. Além disso, esta oleaginosa possui boas quantidades de magnésio.

12. Legumes:

Os legumes são um excelente complemento para sopas, saladas e muitos outros pratos. Com baixos teores de gordura e calorias, são excelentes fontes de fibras e proteínas, ajudando a reduzir os riscos de sofrer de diabetes e doenças cardíacas.

13. Maçã:

Em uma importante pesquisa realizada na Finlândia foi descoberto que, graças à quercetina, as pessoas que consumiam maior quantidade de maçãs tinham 20% menos óbitos associados a diabetes e doenças cardíacas. Se você não gosta de maçãs, outras fontes de quercetina, ainda que em quantidades menores, são os vegetais verdes, a cebola, os tomates e as frutas vermelhas.

Veja Também: Os 10 Alimentos Saudáveis Para Pele

O conteúdo deste artigo foi extraído do Como Eliminar as Estrias que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentários

Recomendados para você:



Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.