Os 10 Mandamentos Para Ser Feliz no Amor
Um casamento sólido precisa de tanto trabalho quanto um emprego. Quando duas pessoas fazem seus votos, elas prometem ficar juntas na saúde e na doença. Procurar emoções em um caso extraconjugal é uma distração – mero escapismo. Não querer trabalhar nele mostra a falta de vontade que a pessoa tem em manter o casamento. Se esse é o nível de comprometimento no casamento dele, não se pode dizer muito sobre seu caso, que ele provavelmente não quer levar a sério mesmo. Você merece algo muito melhor, e ser “a outra” não é bom o suficiente para ninguém.
Abaixo estão os 10 mandamentos da construção de uma relação boa e amorosa que agora eu sigo religiosamente. Estes mandamentos e me permitiu libertar-se da dinâmica tóxicos e me deu poderes para esperar – e cultivar ativamente – novos e amorosos.
1.Manterás o díalogo: É clichê, mas o exercicio do dialogo é capaz de resolver diversos conflitos. É importante que não existam tabus e que vocês sejam de capazes de conversar sobre qualquer coisa. Conversando se põe os pingos nos i´s e se lava roupa suja.
2.Atração: Vocês se conhecem e, por não saberem muito um do outro, ainda estão atentos às aparências. Segundo Deepak Chopra, nessa fase é fácil cair na tentação de querer agradar sempre e se comparar com outras mais bonitas, magras… O que a torna realmente desejável? Acima de tudo, a atração provém da naturalidade. Somente ela contém o mistério e o fascínio que desencadeiam o romance, explica. Ele recomenda que você seja autêntica.
3.Não odiarás a sogra: Nada de soltar cobras e lagartos contra a mãe do seu amado. A convivência costuma ser mais conturbada entre noras e sogras, segundo a ciência. A psicóloga Terri Apter, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, estudou 156 pessoas e, para surpresa de muitos, as esposas é que mais reclamavam das sogras, e não os maridos: 60 contra 15%. E é verdade que eles defendem a mami: pensam que a mulher está sendo injusta quando reclama. Para eles, o comportamento da mãe sempre parecerá normal. Como prevê Terri, se o conflito com a sogra não for contido, ambas começarão a mostrar seu pior lado pois nesse momento aparecem sentimentos de exclusão, ciúme e disputa pelo objeto amado. Não queira abarcar mais do que é seu por direito ela é mãe, também tem importância na vida dele, e isso deve ser respeitado.
Leia Também ↓↓:
4.Nunca se irritar ao mesmo tempo: A todo custo evitar a explosão. Quanto mais a situação é complicada, tanto mais a calma é necessária. Então, será preciso que um dos dois acione o mecanismo que assegure a calma de ambos diante da situação conflitante. É preciso nos convencermos de que na explosão nada será feito de bom. Todos sabemos bem quais são os frutos de uma explosão: apenas destroços, morte e tristeza. Portanto, jamais permitir que a explosão chegue a acontecer. Dom Hélder Câmara tem um belo pensamento que diz: “Há criaturas que são como a cana, mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura…”.
5.Nunca gritar um com o outro: A não ser que a casa esteja pegando fogo. Quem tem bons argumentos não precisa gritar. Quanto mais alguém grita, tanto menos é ouvido. Alguém me disse, certa vez, que se gritar resolvesse alguma coisa, porco nenhum morreria. Gritar é próprio daquele que é fraco moralmente, e precisa impor pelos gritos aquilo que não consegue pelos argumentos e pela razão.
6.Nunca jogar no rosto do outro os erros do passado: A pessoa é sempre maior que seus erros, e ninguém gosta de ser caracterizado por seus defeitos. Toda as vezes em que acusamos a pessoa por seus erros passados, estamos trazendo-os de volta e dificultando que ela se livre deles. Certamente não é isso que queremos para a pessoa amada. É preciso todo o cuidado para que isso não ocorra nos momentos de discussão. Nessas horas o melhor é manter a boca fechada.
Aquele que estiver mais calmo, que for mais controlado, deverá ficar quieto e deixar o outro falar até que se acalme. Não revidar em palavras, senão a discussão aumenta e tudo de mau pode acontecer em termos de ressentimentos, mágoas e dolorosas feridas.
7.Se o diálogo virar discussão, deixe que o outro ganhe: Diferente do diálogo, a discussão é uma guerra e sempre exige um “vencedor”. E de que adianta “vencer” uma discussão e perder o carinho e o respeito? Se a conversa começar a ficar exasperada, deixe que o outro dê a palavra final. Isso evita aborrecimentos maiores, brigas e mágoas. Se achar necessário, retome o assunto depois, de forma mais civilizada. Senão, apenas esqueça e não cultive mágoas.
8.Não excluirás sua individualidade: Amar envolve duas pessoas que antes eram uma só. E completas. Anular sua individualidade em prol do outro ou da relação é fadar seu relacionamento ao fracasso. Mantenha seus hobbies, eleve sua autoestima e valorize a si mesmo. Ame-se antes de amar o outro.
9.Não fará cenas de ciúmes: Não tem porque sentir ciúme de algo que não é seu. A pessoa que está ao seu lado assim o faz porque optou, e não porque foi obrigada ou comprada. Logo, ela não lhe pertence. E assim, não existe porque ter ciúmes e nem fazer cenas dramáticas e em público. A não ser que existam motivos reais.
10. Usarás do bom-humor: O riso deixa tudo mais leve e menos complicado. Tentem manter o bom-humor até quando o assunto for sério. Não que tudo é pra ser levado na brincadeira, mas não se esqueçam de rir e de manter a espontaneidade da relação.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO
Recomendados para você:
Seja o primeiro a comentar!