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Os 25 Alimentos Ricos em Vitamina C

Os Alimentos Ricos em Vitamina C são uma forma natural para suprir a necessidade diária dessa vitamina. Além disso, a  Vitamina C é um importante componente na fortificação do sistema imunológico. Poderoso antioxidante, ela atua contra o envelhecimento celular ao combater os radicais livres e ajuda a reduzir os efeitos colaterais provocados por poluentes presentes no ar.

A atuação dessa vitamina não para por aí o nutriente também atua na síntese de neurotransmissores e sais biliares, auxilia na absorção do ferro e age no funcionamento de hormônios do córtex adrenal. Além disso, a Vitamina C é a vitamina responsável pela rigidez do colágeno, prevenindo inflamações ao auxiliar na saúde de tendões, ligamentos e juntas.

Os 25 Alimentos Ricos em Vitamina C

O que é a Vitamina C?

A Vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, solúvel em água (na proporção de 1g em 3ml). Por não ser sintetizada pelo organismo, deve ser obtida pela alimentação. É absorvida no intestino delgado (no jejuno e íleo) na presença de Sódio. Quando exposta ao calor, ar (oxigênio) e meio alcalino, é facilmente oxidada e perde as suas funções, principalmente quando o alimento está em contato com o cobre e ferro.

Quais os Benefícios da Vitamina C?

A propriedade mais notória da Vitamina C é o seu grande poder antioxidante, protegendo nossas células, DNA, moléculas presentes no sangue e tecidos em geral, contra a ação dos radicais livres. Esses radicais são moléculas extremamente reativas que podem causar muitos danos.

A Vitamina C ainda ajuda na absorção do ferro pelo trato gastrointestinal, transformando-o em uma forma que o organismo consegue absorver mais facilmente. Por isso muitas pessoas que têm deficiência de ferro ingerem junto com suplementos do mineral, Alimentos Ricos em Vitamina C ou suplementos de Vitamina C.

Como Obter Vitamina C Naturalmente?

Uma alimentação balanceada é a chave para a conquista de todos os nutrientes necessários para a nossa saúde. Existem inúmeros alimentos ricos em Vitamina C, com os quais você pode enriquecer sua alimentação. Então, confira agora Os 25 Alimentos Ricos em Vitamina C:

Acerola: A acerola fica logo atrás do camu-camu. Ela contém cerca de 1800 mg de Vitamina C em 100g da fruta e também se tornou queridinha quando o assunto é Vitamina C, já que contém muito mais do que a laranja.

Goiaba: A goiaba também é muito rica em Vitamina C. Uma fruta (aproximadamente 55g) contém 125 mg da vitamina, em 100g temos 228 mg de Vitamina C.

Mamão: O mamão também entre na lista das frutas ricas em Vitamina C. Uma porção de 270g (uma unidade média) fornece 165 mg de Vitamina C, o mesmo que 61 mg em 100g.

Pimentão: Certamente, esse também não era um vegetal que estava na sua lista de alimentos ricos em Vitamina C. Uma porção de 92 g de pimentão, fornece 117 mg de Vitamina C. O mesmo que 127 mg em 100g de alimento.

Brócolis: Mais um para a lista dos improváveis. O brócolis é um vegetal muito nutritivo, contendo uma série de minerais e vitaminas, entre elas a Vitamina C. Um porção de aproximadamente 150g de brócolis, fornece 180 mg de Vitamina C, o que equivale a 122 mg a cada 100g.

Os 25 Alimentos Ricos em Vitamina C

Couve de Bruxelas: A couve de Bruxelas não é muito popular no Brasil, mas também é uma excelente fonte de Vitamina C. Uma porção de 150g contem 96 mg de Vitamina C, o mesmo que 64 mg a cada 100g.

Morango: Finalmente voltando às frutas, o morango também contém muita Vitamina C. Uma porção de 150 g fornece cerca de 86 mg da vitamina. O mesmo que 58 mg em 100g da fruta.

Abacaxi: Antes da clássica laranja, ainda temos o abacaxi como fonte importante de Vitamina C. Uma porção de aproximadamente 165g de abacaxi, nos dá cerca de 78 mg de Vitamina C, o equivalente a 48 mg em 100g da fruta.

Laranja: O alimento mais consumido como fonte de Vitamina C, contém sim uma quantidade significativa do nutriente, mas como vimos perde para outras opções mais ricas. Uma porção de 130g de laranja (uma unidade média) contém 70 mg de Vitamina C, isso equivale a dizer que em 100 g da fruta encontramos 54 mg da vitamina.

Kiwi: Ainda no time das frutas, temos o kiwi. Ele contém 64 mg de Vitamina C em 70g da fruta. Ou seja, em 100 g encontramos 91 mg da vitamina.

Melão Cantaloupe: Essa variedade de melão é rica em Vitamina C. 160g do melão fornecem 58 mg da vitamina, ou 100g fornecem 36 mg.

Couve-flor: A couve-flor também é um alimento rico em Vitamina C que muitas pessoas podem nem imaginar. 125g da hortaliça fornecem 56 mg da vitamina ou o equivalente a 44mg em 100g.

Couve: Além da couve-flor, a couve comum também representa os vegetais ricos em Vitamina C. 130g da verdura contém 53 mg da vitamina, em 100g encontramos, portanto, 41mg.

Framboesa: Voltando às frutas, a framboesa contém 32 mg de Vitamina C a cada 120g, ou 27mg a cada 100g.

Acelga: Mais uma verdura na nossa lista. A acelga contém 31 mg de Vitamina C a cada 175g, o mesmo que 18 mg em 100g.

Tomate: O tomate também faz parte do time e ainda é muito consumido no Brasil, podendo ser uma fonte de fácil acesso para você. 180g de tomate contém 25 mg de Vitamina C. Em 100g encontramos cerca de 14 mg.

Os 25 Alimentos Ricos em Vitamina C

Limão: O limão também faz parte da nossa lista. Ele também contém uma quantidade significativa de Vitamina C e pode complementar sua alimentação para garantir as recomendações diárias. Em 100g de suco de limão, encontramos quase 40 mg de Vitamina C.

Lichia: A lichia é uma fruta de baixo valor calórico e rica em nutrientes como Vitamina C e potássio. De acordo com a nutricionista Ana Carolina Icó, do Dieta e Saúde, a Vitamina C presente na fruta é um nutriente que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, além de ser um antioxidante que age na diminuição dos danos celulares causados pelos radicais livres.

Manga: Saborear essa fruta é uma deliciosa opção para obter Vitamina C: uma unidade grande conta com exatos 90mg de Vitamina C, equivalente a 100% da necessidade mínima diária de um homem adulto. Uma boa opção é fazer um suco da fruta com algumas gotas de limão, para combinar duas fontes do nutriente.

Melão: Uma fatia é suficiente para suprir suas necessidades mínimas diárias de Vitamina C. Com um pedaço grande, você abocanhará 105mg da vitamina.

Tangerina: A fruta de aroma inconfundível, também conhecida como mexerica, é uma boa opções na hora de turbinar as quantidades de Vitamina C ingeridas diariamente. Com duas unidades de tangerina, você consome 110mg da vitamina.

Espinafre: O personagem infantil Popeye é inteligente: essa verdura que, no desenho, dava forças ao marinheiro, turbina o organismo com uma série de nutrientes, incluindo a Vitamina C. Uma xícara e meia de espinafre proporcionam 122mg da vitamina.

Aspargos: Uma bela salada de aspargos complementa a quantidade de Vitamina C necessária no consumo diário. Em duas xícaras, é possível ingerir 108mg. Dê preferência aos aspargos em conserva.

Rúcula: Com uma xícara de rúcula, você ingere 123mg de Vitamina C. Anote as sugestões: uma salada de uma xícara de aspargos, com uma unidade de tomate e uma xícara de rúcula. No almoço, se consumida junto a uma xícara de brócolis no vapor e um suco de três unidades de acerolas (com água), proporciona 700mg de Vitamina C.

Agrião: Uma xícara da verdura tem 100mg. Lembre-se que ela deve ser consumida preferencialmente crua, assim como outras verduras, para que aproveitar ao máximo seus nutrientes.

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