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Saúde

Os 30 Principais Alimentos Ricos em Carboidratos

Os Carboidratos são nutrientes, responsáveis principalmente pelo fornecimento de energia para o organismo e que são constituídos por blocos de estruturas de carbono, oxigênio e hidrogênio. Engana-se quem pensa que os Carboidratos são os vilões da perda de peso e que toda boa dieta necessariamente vai precisar restringir o consumo de Carboidratos!

De acordo com a sua estrutura, os Carboidratos são divididos em grupos e é isso que determina a velocidade de absorção e utilização que terão.

principais alimentos ricos em carboidratosQual a Importância dos Carboidratos:

Os Carboidratos são a nossa principal fonte de energia. São também responsáveis por atividades corriqueiras como andar, correr e trabalhar. Seu consumo é vital para a nossa existência. Desempenha diversas funções em nosso organismo, entre elas a nutrição das células do sistema nervoso central. O corpo vai usar todos os artifícios para manter essas células alimentadas, pois o suprimento de glicose não pode parar.

Com a diminuição de Carboidratos da dieta, o organismo passa a usar as proteínas para produzir energia, causando possível perda da massa muscular. A ingestão correta de Carboidrato previne o uso da proteína muscular.

Principais Alimentos Ricos em Carboidratos:

Quinoa: A quinoa é uma proteína completa. Isso significa que ela contém todos os nove aminoácidos essenciais que não podem ser produzidos pelo organismo e, portanto, devem ser provenientes de alimentos.

Maçã: A maçã contém pouco mais de 19 g de Carboidratos por unidade de tamanho médio e seu índice glicêmico é de 52.

Batata Doce: Qualquer batata (com a pele) é uma excelente fonte de Carboidrato rico em fibras. A batata doce também está repleta de vitamina C, proteínas e potássio.

Pão de trigo Integral: Dê preferência ao pão e outros cereais integrais que ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, aumentam a saciedade, e contêm mais fibras e nutrientes do que o pão branco refinado.

Arroz: O branco, tradicional, é rico em Carboidrato simples. Por isso, embora seja recomendado para atletas, por exemplo, deve-se tomar cuidado com a quantidade ingerida. Já o integral é mais recomendado, mas como nem todo mundo se adapta ao sabor desta versão, misture porções de arroz integral e branco juntos para adquirir costume com o sabor.

Milho: Milho é Carboidrato, e por isso é preciso tomar cuidado com misturá-lo com outras fontes deste mesmo nutriente. Ele tem ainda bastante fibra, que é interessante para aumentar a saciedade. E por não ser um alimento processado, acaba não trazendo em sua composição elementos químicos que fazem mal à saúde.

Tapioca: A tapioca é uma fonte boa de Carboidrato porque tem baixo índice glicêmico e libera a glicose de forma mais lenta do que o pão simples, por exemplo.

No entanto, é preciso tomar cuidado com os recheios e evitar os muito doces e calóricos. Uma unidade, preparada com três colheres de sopa da goma, é uma boa opção para lanches e café da manhã.

Brócolis: Outro dos alimentos ricos em Carboidratos bons é o brócolis que contém um índice glicêmico de valor 20 e 7 g de Carboidratos a cada porção de 100 g.

Outros Alimentos Ricos em Carboidratos:

Sintomas da Falta de Carboidratos no Organismo: Listamos abaixo, alguns dos principais sinais e sintomas da falta de Carboidratos no organismo, se você apresenta esses sintomas, procure um profissional especializado na área da nutrição para que ele mude sua dieta imediatamente.

  • Mau hálito;
  • Diminuição da fome hedônica (vontade de comer sem que você esteja com fome);
  • Gosto metálico na boca;
  • Enjoo;
  • Dor de cabeça;
  • Fraqueza;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Melhora na concentração;
  • Odor característico na urina.

Como Ganhar Massa Muscular Consumindo Carboidratos:

alimentos ricos em caiboidratosPara ganhar massa muscular é importante comer Carboidratos complexos ao longo do dia e antes do treino, porque fornecem energia adequada para o exercício, e até 1 hora depois do exercício é recomendado comer algum alimento rico em proteína, como um iogurte, para facilitar a hipertrofia muscular.

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