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Saúde

Os 32 Alimentos Ricos em Cálcio

O cálcio é o maior elemento que constitui os ossos e dentes dos seres humanos. Ele é necessário para a formação e manutenção de ossos fortes e para o funcionamento apropriado do coração, músculos e nervos. O cálcio é um dos minerais mais importantes para manter a saúde e beleza do corpo, uma vez que este é responsável por várias funções importantes no nosso organismo, como manter os nossos ossos, inclusive os dentes, mais fortes e, também, fornecer mais força e resistência aos músculos, além de melhorar a coagulação sanguínea.

O cálcio é fundamental para a boa saúde dos ossos. Algumas pessoas, no entanto, não toleram bem o leite e seus derivados, alimentos riquíssimos nesse mineral. Por sorte, existem outras opções naturais para o consumo dessa substância essencial para a prevenção da osteoporose, doença que deixa os ossos porosos e frágeis à fraturas.

Por isso, se a intenção é manter a osteoporose bem longe, segue abaixo uma lista de alimentos saudáveis e ricos em cálcio que podem ser consumidos diariamente. Então, confira Os 32 Alimentos Ricos em Cálcio.

Brócolis: Em cada 100g de Brócolis cru, contém 400 mg de cálcio. Mas cuidado com o consumo dele cru, pode levar a um quadro de hipotireoidismo. Prefira consumir o Brócolis no vapor, pois durante o cozimento ele pode perder as propriedades, aproveite outros nutrientes, como Ácido Fólico, antioxidantes, fibras e Vitamina A e Vitamina C.

Sardinha: As Sardinhas são conhecida por ser fonte de uma gordura boa, o ômega 3. porém, as Sardinhas também são ricos em cálcio, já que a cada 100g contém cerca de 440 mg de cálcio. Além disso, elas também são ricas em Vitamina D, a Vitamina D é essencial na absorção do cálcio no corpo.

Espinafre: Alimento antioxidante e fonte de fibras, o Espinafre também é rico em cálcio. Cada 100 g do vegetal contém 160 mg do nutriente. A hortaliça pode ser consumida sozinha em saladas ou lanches simples ou cozido.

Linhaça: Uma porção de 100 g de Linhaça contém 200 mg de cálcio, é recomendado ficar atento a esse alimento por ser altamente calórico. Essa mesma quantidade oferece cerca de 490 calorias.

Grão de Bico: A cada 100 g do alimento, são obtidos 120 mg de cálcio. Outras vantagens do consumo é a sensação de saciedade, melhora do fluxo intestinal e obtenção de proteínas.

A alimentação correta, a exposição diária ao sol e a prática de exercícios físicos ajudam a prevenir e até amenizar os sintomas da osteoporose, mas depois da diagnosticada a doença deve ser sempre acompanhada por um especialista que poderá, então, decidir o melhor plano de ação para o seu tratamento.

Deficiência de Cálcio:

A deficiência de cálcio no organismo pode trazer muitas complicações, como a fraqueza dos ossos, e gerar algumas doenças. Veja a seguir tudo que você precisa saber sobre a falta de cálcio no organismo.

Cálcio é considerado um mineral importantíssimo para a nossa saúde, podendo ser usado para normalizar a pressão arterial, construir e deixar mais fortes ossos e dentes, regular os ritmos cardíacos e em diversas outras ocasiões.

A falta desse mineral no nosso corpo pode causar diversos sintomas, entre eles: dores e cãibras, irritabilidade, ossos fracos, cólicas menstruais, unhas fracas, perda de memória, dor na coluna, artrite crônica, dormência e formigamento nas mãos, dor de cabeça, infecções, constipações, pressão alta e ansiedade.

A falta de cálcio no organismo também pode causar outras doenças, assim como tornar mais difícil a vida de quem deseja emagrecer e ainda influenciar na insônia.

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